O módulo Cálculo avançado de fundações superficiais complementa os módulos Sapatas e Maciços de encabeçamento de estacas do CYPECAD. Permite dimensionar fundações com sapatas ou maciços de encabeçamento de estacas com encontros especiais (cruzamentos entre vigas lintéis e de equilíbrio), estabelecer limites poligonais para sapatas e introduzir cargas lineares, pontuais e superficiais sobre sapatas, maciços de encabeçamento de estacas, vigas lintéis e vigas de equilíbrio. No CYPE 3D este módulo só permite dispor limites poligonais para as sapatas.
Limites poligonais para sapatas (no CYPECAD e CYPE 3D)
Com o módulo Cálculo avançado de fundações superficiais é possível definir no CYPECAD e no CYPE 3D limites que não possam ser invadidos pelas sapatas de betão armado ou betão simples de altura constante, de forma a respeitar a existência de paredes meeiras, limites da propriedade ou espaços reservados para outras utilizações (fossos de elevador, depósitos, etc.). Estes limites também podem definir-se para dispor sapatas poligonais irregulares por qualquer outro motivo, independentemente de existirem ou não limites reais.
Para definir os limites, o utilizador introduz polilinhas e o programa recorta automaticamente as sapatas desse grupo que os ultrapassam. Uma sapata pode ser recortada por mais de um limite. A fracção de sapata na qual ficam incluídos os seus arranques ou pilares é a que se conserva e, por isso, a que se considera no cálculo. Durante o dimensionamento das sapatas, o programa impede que estas ultrapassem os limites estabelecidos. O dimensionamento de uma sapata pode estar afectado por mais de um limite.
No CYPECAD introduzem-se os limites através da opção Limites para sapatas poligonais que pode encontrar no menu Fundação no separador Entrada de vigas ou no separador tarefa Resultados. No CYPE 3D a opção Novo do menu Limites no separador Fundação é a que permite a sua introdução. Em ambos os programas, os limites podem-se introduzir de forma manual, tramo a tramo, ou através da captura sobre uma máscara DXF/DWG. No CYPECAD os limites introduzidos num grupo de pisos só afectam as sapatas desse grupo, enquanto no CYPE 3D os limites têm influência sobre todas as sapatas independentemente da cota na qual se encontrem.
Uma vez introduzidas as polilinhas que definem os limites, é possível apagá-las, movê-las, inserir-lhes um novo vértice ou eliminar um dos seus tramos.
Os limites definidos não têm efeito sobre vigas lintéis, vigas de equilíbrio, maciços de encabeçamento de estacas, sapatas piramidais, nem sapatas contínuas sob muro. Só terão influência sobre as sapatas de betão armado ou betão simples de altura constante.
Cruzamentos entre vigas lintéis e de equilíbrio (Só em CYPECAD)
Com o módulo Cálculo avançado de fundações superficiais, o CYPECAD pode dimensionar fundações de sapatas e maciços de encabeçamento sobre estacas nas quais existam intersecções entre vigas lintéis e vigas de equilíbrio.
Cargas sobre sapatas, maciços de encabeçamento de estacas, vigas lintéis e vigas de equilíbrio (só em CYPECAD)
Com o módulo Cálculo avançado de fundações superficiais, o CYPECAD permite introduzir e ter em conta no dimensionamento, cargas pontuais, lineares e superficiais sobre sapatas, maciços de encabeçamento de estacas, vigas lintéis e vigas de equilíbrio. Com este módulo, o CYPECAD também tem em conta as cargas que transmitam os apoios das escadas que descarregam sobre os elementos de fundação citados.
O CYPECAD supõe que o terreno que se encontra sob as vigas lintéis e as vigas de equilíbrio não intervém no equilíbrio nem na distribuição de esforços aos quais estão submetidas. Por isso, as vigas lintéis e as vigas de equilíbrio dimensionam-se para suportar também as cargas que possam existir sobre elas e transmitirão esforços às sapatas ou maciços de encabeçamento de estacas dos seus extremos, ou a outras vigas lintéis e de equilíbrio com as quais se cruzem.